Entendendo os riscos...
Publicações - além dos perigos com relação à exposição (que já citamos anteriormente), temos que cuidar também das opiniões que expressamos e publicamos nas redes sociais. Atualmente, existem Leis que categorizam certas publicações como criminosas e, nestes casos, as pessoas devem responder por aquilo que divulgam. No site Safernet é possível realizar denúncias de conteúdos e opiniões ofensivas encontradas na web.Cyberbullying - pode ser considerada toda prática que utiliza a internet e dispositivos tecnológicos para divulgar na rede textos e imagens com a intenção de constranger, humilhar ou perseguir pessoas. Infelizmente, assim como o bullying, esse tipo de ação tem se tornado comum, principalmente entre os jovens. Nas redes sociais, o que pode começar com uma simples brincadeira, pode gerar graves consequências.
Fique bem informado:
Safernet - Entidade de referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações dos Direitos Humanos na Internet. O site disponibiliza diferentes materiais sobre o assunto, tais como cartilhas, vídeos e notícias.
Criança mais segura - O movimento "Criança mais segura na internet" é uma iniciativa que tem como foco o preparo de crianças, jovens e adolescentes para o uso ético, seguro e legal das ferramentas tecnológicas. No site há muitos materiais, incluindo vídeos e cartilhas, que explicam e informam sobre os perigos e riscos na rede - dentre eles destacamos o Guia de Postura em Redes Sociais.
Dia da Internet Segura - Uma iniciativa anual que mobiliza mais de 70 países para promover o uso seguro e responsável da Internet. Saiba mais sobre esse movimento e participe.
Ao optarmos pelo uso consciente da internet, conseguimos explorar o que há de melhor nesses espaços e passamos a utilizá-los a nosso favor. Saiba como isso é possível nas próximas páginas.
Continuar navegando |
Página anterior |
Voltar à página inicial |