Outubro Rosa - O que é câncer de mama?
Todo ser vivo é constituído de céula, a maioria delas nascem, multiplicam-se e morrem. Há um controle desse ciclo celular para um funcionamento harmonioso do nosso organismo, porém no decorrer deste ciclo uma célula pode sofrer alterações genéticas e se transformar em uma célula cancerígena.Em relação ao câncer de mama, a maioria dos tumores se origina nas estruturas produtoras de leite, que são os lóbulos, ou nos pequenos canais que ligam os lóbulos ao mamilo, que são os ductos, mas também podem desenvolver-se em outras partes da mama.
Alguns tumores são benignos e outros os malignos. Os benignos caracterizam-se por células que se multiplicam exageradamente, mas não invadem outros tecidos enquanto que as células do tumor maligno têm a capacidade de se desprender e se implantar em outros órgãos por meio da circulação, tornado-se um risco à vida.
O uso de tabaco, álcool e outras drogas podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de mama, enquanto que hábitos como alimentação saudável, atividades físicas, consultas e exames regulares são fatores de prevenção da doença.
Fontes de Pesquisa