Lei Seca - Campanha Vó Gertrudes

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) encaminhou ao Portal Dia a Dia Educação informações sobre a nova campanha de trânsito, intitulada "Vó Gertrudes", que tem agradado a sociedade curitibana. Confira!
1) Há quanto tempo a campanha educativa de trânsito intitulada “Vó Gertrudes” existe? Como surgiu?
A campanha da Vó Gertrudes foi lançada no dia 15 de agosto de 2013. Ela foi criada pela Opus Múltipla. A personagem remete a uma maior sensibilização e respeito aos pedestres, principalmente os idosos, grupo que é prioridade para a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) na questão da prevenção de acidentes.
Fechar
2) Qual é o objetivo da campanha?
A ideia é trabalhar a educação para o trânsito em Curitiba com criatividade, recuperando a tradição de campanhas do gênero que obtiveram bons resultados. A personagem é uma vovó simpática, que enfrenta todo tipo de obstáculo no trânsito, vivenciando situações de risco enfrentadas no cotidiano por idosos, pedestres, ciclistas. De forma muito enérgica, mas carinhosa também, ela dará boas lições de trânsito. A campanha será permanente durante toda a atual gestão da Prefeitura de Curitiba.
Fechar
3) Que ações educativas são realizadas? Quais os temas tratados?
A campanha tem um foco mais efetivo na cidadania no trânsito da cidade, para haver um melhor convívio nas ruas entre motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas. Serão abordados temas relativos à mobilidade urbana sustentável e o respeito à sinalização e às leis de trânsito. Os primeiros filmes da campanha destacaram os temas álcool no trânsito, pedestres, ciclistas e motociclistas. A campanha também está sendo levada a quatro escolas municipais de um projeto-piloto da Setran. São realizadas diversas atividades relacionadas à educação no trânsito com alunos, pais, professores e demais profissionais das escolas. As crianças também trabalham com materiais educativos que tem a Vó Gertrudes como personagem. A partir de 2014, esse projeto será estendido a mais escolas da rede municipal.
Fechar
4)Existe, além dos vídeos veiculados na mídia televisiva, algum outro tipo de material educativo? Quais?
A campanha da Vó Gertrudes destaca anúncios em jornais, spots nas rádios, participação nas mídias sociais (
Facebook), além de anúncios em ônibus e no mobiliário urbano da cidade.
Fechar
5)Qual o público-alvo? Como ele tem reagido às ações educativas?
O público-alvo é toda a população curitibana, que tem recebido de forma muito positiva a campanha. Segundo recente pesquisa realizada pela Prefeitura, a campanha tem avaliação positiva de 82% (31% de ótimo e 51% de bom) dos curitibanos que a viram de alguma forma, seja na tevê, no rádio, nas redes sociais, nos ônibus ou no mobiliário urbano.
Fechar
6) A campanha “Vó Gertrudes” pretende abranger outras regiões do estado?
A campanha é apenas municipal, mas, pela proximidade, acaba atingindo os municípios da região metropolitana de Curitiba através das peças de tevê e rádio, e também pelos moradores dessas cidades que trabalham em Curitiba, através do mobiliário urbano e das mensagens nos ônibus de Curitiba.
Fechar
7) Existe alguma ação específica desenvolvida pela Setran referente à conscientização dos condutores no que se refere à Lei Seca?
Sim, em junho deste ano, a Prefeitura de Curitiba, em parceria com o Instituto Paz no Trânsito e o Batalhão de Polícia de Trânsito, lançou a campanha
Lei Seca – Vai Pegar, com diversas ações educativas em bares, universidades e nas ruas de Curitiba, e o aumento do número de blitze de fiscalização de alcoolemia na cidade. Desde 2010, Curitiba é uma das capitais brasileiras que desenvolvem o Vida no Trânsito, projeto de âmbito nacional e internacional que visa diminuir as mortes no trânsito no Brasil e no mundo. Em Curitiba, os parceiros do projeto realizam blitze periódicas de fiscalização da alcoolemia.
Fechar
Confira os vídeos da campanha: